segunda-feira, fevereiro 04, 2019

Descrição da maternidade

Nestes últimos dias, e calhando em conversa com vizinhas que estão grávidas, falava-se, inevitavelmente, das aventuras e desventuras da maternidade.

Ora, eu não sou daquelas em que tudo é lindo, maravilhoso, ouro sobre azul e rosas sem espinhos. Nada disso! Os filhos foram, sem dúvida, a melhor coisinha que fiz nesta vida, mas isso não quer dizer em que não haja dias que dão comigo em doida. São rosas mas têm espinhos, temos de saber dar as voltas e reviravoltas para lhes pegar com jeitinho.

Face a isto, dei comigo a pensar que não era necessário dar o panorama tão realista da coisa a quem está na fase de tudo é lindo, por agora só me chateia o peso da barriga.
Mas por outro lado, nada como um pequeno contributo de realidade para preparar o que aí vem.
Até podem ter a sorte de ter um daqueles bebés santos, que dão noites maravilha e choram pouco e portam-se sempre bem onde quer que vão... mas como esses são a minoria (ou pelo menos, são aqueles que os pais não têm coragem de dizer a verdade e pintam o lindo filme rosa e azul), nada como ter um pequeno vislumbre de vidas reais.
E na vida real, eles às vezes são uns santos, as vezes dormem bem, comem tudo e portam-se bem... e noutros (as vezes numa diferença de horas ou até minutos) são uns diabinhos, que fazem birras só porque sim, que ficam razinzas porque não dormiram (e não dormem porquê? vá-se lá saber!), que atiram coisas fora, desarrumam tudo, acordam 2 e 3 vezes por noite só porque sim, puxam a corda a ver até onde estica, batem no irmão e vice versa... e fazem os pais ficar de cabelos em pé...
E isto é a maternidade e paternidade, aprendendo a gerir cada dia e cada fase que eles vão tendo... sim, porque não há fases boas e más, há apenas fases diferentes!

Sem comentários: