quinta-feira, janeiro 10, 2019

Masculino vs. Feminino

Há quem diga que é uma diferença na composição genética, nos cromossomas e em mais umas tantas coisas cientificamente estudadas e designadas enquanto tais.

Sou mais simplista e retiro as diferenças de uma análise prática e diária.
E raios, se os rapazes e raparigas não são bem diferentes... pelo menos os lá de casa!

Primeiro, por uma constituição genética, os rapazes têm muito mais força (o que não significa que a utilizem devidamente ao longo da vida... mais adiante falaremos) que as raparigas: o lá de casa, bem mais novo que a irmã, se lhe acerta em cheio bem que lhe deixa a sua marca e às vezes até eu tenho dificuldades em segurá-lo se lhe dá uma daquelas crises de birra;
As birras dele são fortes, de levar tudo à frente ou ficar a espernear sozinho no chão da sala, mas passam num prazo de 15/20 min; as dela são de pica miolos, daquelas tipo pilhas duracell, que fica no chove não molha a choramingar e como se o mundo estivesse a acabar e ela fosse a maior injustiçada à face da terra;
Eles são muito mais "estroinas" que as raparigas: nas brincadeiras, na forma como gerem o que aprendem, nas atividades que lhes suscitam interesse. Ela brinca com bonecos, pinypons, principes e princesas, jogos, pulseiras, pinturas e afins... ele é carros, tratores e coisas que façam quanto mais barulho melhor; ela inventa histórias e vidas para as suas personagens, ele é na base do bruummmmmm, pum pam pum e afins; ela se não consegue por algo a funcionar tenta lá chegar ou acaba a vir pedir ajuda, ele tenta e se não consegue atira pelo ar e ou funciona ou deixa de funcionar de vez; ela sempre gostou de livros e de ouvir histórias, ele no seu primeiro contacto com a leitura devorou o livro, no sentido literal da coisa, já que roeu as páginas do dito cujo e se começamos a contar uma história, antes do fim da primeira linha já ele não está nem aí.
Ela desde cedo começou a gostar de saber o que ía vestir e qual o apanhado do cabelo e afins; já ele, são calças e camisola e está a andar e quer lá saber o que veste.
Ela aprendia uma canção na escola e andava sempre a cantarolar com a sua vozinha de menina; ele aprende de igual modo e com igual rapidez, mas depois dedica-se a "estragar" a musica, ora inventando letras, ora fazendo voz grossa ora gritando a musica para se ouvir até ao outro lado da rua.

Resumindo, genes ou o que quer que seja.... que são diferentes são! Só temos de ter consciência disso e lidar com cada um tendo em conta as características próprias... e tentar não ficar doida quando eles nos dão cabo do juízo.

Sem comentários: