quinta-feira, janeiro 31, 2019

Coisas (e loisas) importantes

Numa daquelas news letters que  volta e meia recebemos, sem saber porquê, nem como, vinha um assunto interessante: as coisas que são, de facto, importantes na vida.

A lista era:
1 - Saúde - 200% de acordo. Podem ter dinheiro, grandes vidas, grandes familias, mil e um amigos... mas sem saúde nada disso importa porque o final é igual para todos, sejam ricos, pobres, mais betos, menos betos...

2 - Familia - seja aquela de raiz, seja aquela que adoptamos enquanto tal. A familia é a nossa base, mesmo que uns dias os achemos melhores, outro piores, mesmo que hoje haja uma discussão e amanhã se faça as pazes. Pode não ser perfeita, mas é a que temos e ou aprendemos a aceitá-la ou vamos acabar sozinhos.

3 - Amigos - concordo mas apenas com os amigos mesmo, aqueles que merecem ser classificados enquanto tal. A familia não escolhemos, mas é possível escolher os amigos, que acabam por fazer parte da "familia".
Não os amigos de ocasião, não os que se afastam quando efetivamente necessitamos deles, não aqueles que se afastam à menor contrariedade só porque é mais fácil. Os Amigos com aquele A maiúsculo... que podem ser poucos, mas que são os que contam. Podemos não falar todos os dias, passar tempos sem nos vermos, até discutir ocasionalmente por diferentes pontos de vista, mas sabemos que estarão lá e os anos passam e continuam lá.

4 - Paz - aqui diria a paz de espirito. É importante conseguirmos essa paz se queremos estar bem connosco e com os outros. Esta nem sempre encontro, mas vou procurando chegar lá... dando importância ao que é importante e deixando para lá o que não releva. Ainda não atingi um equilibro... mas chego lá.

5 - Amor - amor dos filhos, do marido, da familia, dos amigos... e acima de tudo, amor próprio. Somos o que somos e não temos de andar a tentar conquistar o amor de ninguém, ele ou existe ou não. Isto aplica-se quer ao amor quer aos amigos. Estou na fase da vida em que não estou para perder tempo a dar atenção a pessoas que não têm para comigo igual atenção; já não preciso provar nada nem conquistar lugares. É o que é!

6 - Comida, água, sono e oxigénio - ora comida parece-me bem (embora nesta fase da vida já há que ter algum cuidado, porque o que entra já não sai com a mesma facilidade!. Água, tenho de beber mais... mas é um work in progress. Sono... uiiii, tão bom; uma noite completa de sono, já não me lembro o que é isso... mas lá voltaremos a chegar. Oxigénio... também é importante e as vezes bem precisava de uma bombada extra para dar, quando me sinto a sufocar com certos sitios e pessoas.

7 - Fé - seja no que for e no que cada um acredite, mas às vezes faz falta.

É uma lista interessante. As vezes até saem umas coisas engraçadas destes e-mails de junk que por aqui caem.

Sem comentários: