quarta-feira, janeiro 23, 2019

Livros de peso

Gosto muito de ler, os géneros mais diversificados, desde um romance cor de rosa, ao policial, ao romance histórico, os mais variados estilos, conforme o estado de espirito.
Graças a isso já passei (e bem) os 200 livros, os quais já nem tenho onde arrumar e estou a ponderar fazer doações a biblioteca.

Acredito que o entusiasmo de um livro está sempre diretamente ligado ao nosso estado de espirito.
Li recentemente um livro que abordava, de forma ligeira, a questão dos judeus na Polónia em tempo de Hitler... e como gostei da escrita do autor resolvi comprar um outro dele, que também aborda esse tema, mas de forma mais exaustiva e descritiva.
Devo dizer que é daqueles livros que nos agarra (ao ponto de um destes dias ter deixado passar a estação de metro onde era suposto sair e de aproveitar os momentos possíveis para ler mais uma página), mas que é pesado.
Depois de ser mãe então, ler a perspetiva de uma mãe com uma criança de colo num inferno daqueles... é algo indescritível. Embora seja uma história, sabe-se que tem uma realidade por trás, que terá sido ainda mais dura do que o descrito neste livro. Foi das poucas vezes em que me vi obrigada a interromper a leitura porque a descrição efetuada nos faz entrar na história e até doi só de imaginar.

Estes são os que chamo livros de peso... não são históricos propriamente, mas relatam história e de uma forma que nos faz sentir a história e o histórico que envolvem.

Acho que hoje vou escolher uma qualquer revista cor de rosa para a viagem de regresso!

Sem comentários: