terça-feira, dezembro 18, 2018

As birras dos terriveis 3

Estamos a lidar diariamente com esta fase... as terriveis birras dos 3 (já passámos a do 1 e do 2... e depois hão-de vir, dos 4, 5 e por aí fora... mas umas de cada vez).

O fim de dia lá em casa faz um manicómio parecer um spa!
Percebo que é a fase de descompressão pós rotina escolar, mas não precisava de ser tanto.
Estava eu aqui a ver literatura sobre o assunto e vejo sugestões como: tente falar calmamente com a criança; se perceber que a birra vem aí tente distrair a criança do foco da birra; aproxime-se dela e tenta abraçar e transmitir calma; incentive a criança a verbalizar o motivo da birra... A SÉRIO??? Mas alguém acha mesmo que isto funciona???

Ora vejamos, a birra começa sem eira nem beira e as vezes porque a mosca voou para a esquerda e queria que voasse para a direita e lá saem brinquedos a voar e afins.
Portanto, segundo estas sugestões:
- falar calmamente - nem sequer me ouve porque a berraria atinge tal som que nada ultrapassa a barreira... não há duvida que a criança tem uns excelentes pulmões, isso é certo.
- perceber que ela aí vem - oh raios, não vi a mosca a voar, porque caso visse tinha dado logo uma pantufada na dita cuja e a birra desviava-se. E quando tudo serve de motivo para fazer porcaria e birra de seguida?
- aproximação - com calma... e mesmo assim a defesa de quem está a fazer birra e pretende continuar é dar com os pés em tudo e todos os que aparecerem pela frente. Por isso, deixa a parte do abraço para mais logo tá.
- então vamos lá falar sobre o assunto - fizeste birra porquê? Por nada. O que te chateou? Num xei. Tás zangado com alguma coisa? Não. Pronto, falado e muito elucidativo, certo?

Não vou recorrer, como muitos pais nervosinhos, a pediatras, psicólogos e afins... são fases que uns têm mais fortes e outros menos, mas são fases e passam. Cada criança tem a sua forma de estar e de fazer birras... no meu caso é deixar estar sozinho até se autoacalmar e/ou cansar e aí já podemos lá chegar.
São birras que nos levam à loucura, mas a verdade é que eu sei que passam... só preciso de ir encomendando kg de paciência para ir tendo de reserva... isso ou xanax... ou gin também serve.

Sem comentários: