segunda-feira, outubro 29, 2018

Filhos? Porquê?

Acho que esta é uma pergunta que algumas pessoas fazem a si próprias.
Temos várias respostas possíveis. Assim de repente...
- porque sempre quis - perfeitamente válido e sem argumentação possível;
- porque quero dar continuidade à familia - válido, mas discutível;
- porque só eu e o marido era uma chatice a vida toda - bom, que se acaba a monotonia, quanto a isso não restam dúvidas;
- porque quero ter um apoio na velhice - sim, sim, e também acreditam no pai natal não?
- porque é socialmente adequado - e aqui temos o motivo que mais me mexe com os nervos!!

Infelizmente ainda acontece. Os amigos têm filhos e tal, é aquela idade e tal... Meus caros isto não é, nunca foi, nem nunca deve ser motivo para se ter um filho!
A criança não pede para vir ao mundo, mas se é de livre vontade colocá-la cá, têm de conseguir dar atenção, cuidar, estar presente, apoiar e ajudá-la a viver todas e cada uma das fases da vida, não querendo que a criança passe dos 2 anos aos 10 de imediato e assim sucessivamente. E quando digo têm é os dois pais (seja mãe e pai, pai e pai ou mãe e mãe, que cada um sabe de si). Há que descer à idade de cada fase, aprender como funciona e saber gerir, estar presente, mostrar o amor que temos, seja onde for e ao pé de quem for, mostrar carinho não é vergonha, aparvalhar com uma criança não é vergonha, deixá-la ser criança é excelente. Há que ter algum tempo para coisas de adultos, é certo, mas podemos deixar algumas em stand by por uns tempos e retomá-as à medida que a criança efetivamente cresce.
Fico tão irritada ao ver pais acharem que as crianças não podem ser crianças, que me apetece bater e dar berros, mas desta vez aos ditos paizinhos.

Sem comentários: